Viajando pela geo-história do Rio Grande do Norte

A geo-história do Estado do Rio Grande do Norte é tão rica em acontecimentos quanto a de outros Estados. Entretanto, percebemos uma falta de conhecimento muito grande em torno desse assunto, o fato é que se buscarmos uma leitura mais aprofundada diante dos livros, sentimos necessidade cada vez maior de presenciar um pouco do que foi construído durante séculos de intervenção num espaço totalmente novo do ponto de vista do alunado, dentro do processo de ensino/aprendizagem.

Os roteiros propostos para as aulas de campo possibilitaram um conhecimento em torno da geo-história local, a partir de uma análise dos seus aspectos naturais (formação geológica, relevo, clima, vegetação e hidrografia), bem como vestígios da memória histórica dos municípios que foram realizadas as visitas in loco, possibilitando ao alunado conhecer de forma dinâmica um pouco da geografia e história das mesorregiões do Rio Grande do Norte, fazendo um paralelo com os conteúdos que vem sendo trabalhados em sala de aula ao longo deste ano letivo.

As visitas in loco possibilitaram ao alunado conhecer e vivenciar na prática partes da geo-história do Rio Grande do Norte que até então só eram vistas através dos livros didáticos e aulas realizadas dentro do ambiente escolar, o que contribuiu para a eficácia do processo de ensino/aprendizagem, no âmbito das aulas da área de humanas, a partir da realidade dos mesmos.

O Projeto de estudos foi desenvolvido pelos(as) professores(as) Leyla Romão, Maguenária Lucena, Andrielio Saraiva e Francisco José.